• Fevereiro 2009
    S T Q Q S S D
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    232425262728  
  • Comentários Recentes

    Beca Forma em Em Milange
    Beca Forma em Em Milange
    Fernando Ferreira em Back to business
  • Visitas

    • 16.486 hits

And now…

…for something completely different: publicidade e design gráfico em Quelimane! É isso mesmo, vamos lá mostrar o que por cá nos maravilha todos os dias, de cada vez que passámos em “salões de beleza” e afins… A verdade é que não há muito a dizer, o melhor é realmente mostrar com as fotos porque na maior parte dos casos ficamos…sem palavras!

p21601191p21601284

Mas é curiosa a distância que vai entre uma empresa como a Mcel e os pequenos comerciantes. Os “murais”ainda não passaram de moda aqui e as cores são, como em tudo o que está em África, sempre fortes e sem regra na combinação (correcção: sem a minha regra…). Deixo aos leitores a avaliação da criatividade desta gente da Zambézia que não pára de nos surpreender. E sei que alguém vai gostar particularmente destas imagens: divirtam-se, Mariana e Joana!

s63007111

Mudando de assunto, mas sempre na linha de relato do que aqui vai, vamos agora falar de profissões que encontramos por cá. Primeira e muito importante em Quelimane: taxista. “Mas quê? Até parece que não há taxistas em Portugal…sol a mais na cabeça, meninas…” Com calma: taxista mas de táxi rápido, se faz favor. Traduzindo: de bicicleta! E sim, usamos esse magnífico serviço, até porque os outros táxis são ao preço do ouro! Segunda e de igual importância: mecânicos…de bicicleta…em todo o lado! Terceira: vendedores…bem, do que quiserem e onde menos se espera: fruta na rua, chocolates na praia, carvão em qualquer esquina, bolos e ovos cozidos na porta de qualquer casa, legumes “ambulantes” pela cidade, vassouras de e cestos artesanais de porta em porta e banquinhas com coisas que vão desde fósforos a cintos e pentes…e aqui fica melhor um simples etc.! Quarta: também vendedores mas de dois produtos essenciais que estão literalmente em toda e qualquer parte do país: coca-cola e giro (ou recarga de telemóvel)! No meio do nada, acreditem, vai aparecer alguém a vender! Quinta: costureiros, sapateiros, marceneiros…tudo normal menos os locais de trabalho e as condições. Curioso é reparar nos traços portugueses que ainda encontramos por cá, nas construções, os azulejos, no mobiliário antigo, no próprio português…por isso mostro-vos o salão do meu barbeiro onde tudo lembra o Portugal que aí já quase desapareceu. Como diria a minha amiga Andréa: nesta cidade paira uma nostalgia, uma espécie de melancolia que não se consegue definir…  

s63006991p21601221

Para animar a conversa: Igor e Abel são os meninos Casa Esperança de hoje! O Igor é um menino doce, como todos os outros, que gosta da bola e de carrinhos. Agradece sempre quando se lhe dá alguma coisa e é muito protegido pelo Paíto, o irmão mais velho. Gosta muito de matemática e nada de português, por isso nas horas de estudo vai variando entre o “muito interessado” e o “à espera que acabe”. O Abel é um bocadinho preguiçoso no estudo e gosta muito da frase “Tia, não sei fazer…” Por isso, este ano vai ter que se esforçar mais na escola e em casa. Adora a Tia Guida que o criou desde bebé e quando chegam as férias é o primeiro a fazer a mala! Quando fomos visitá-lo durante as férias pôs um ar desconfiado de: “não é para ir ainda, pois não?” mas agora que voltou está muito animado e sempre a brincar com os outros putos.   

Igor e Abel

Igor e Abel

E agora, para terminar em grande, a novidade do mês: temos um cachorrinho!!!! Não parece nada especial mas a verdade é que nem sempre os animais são bem tratados por cá…e este, que veio sozinho e por isso se chama assim em Chuabo “…” é a nova animação da casa. Espantem-se as tias: o Rex (o segundo nome dado pelos miúdos) tem tratamento VIP cá em casa: recebe mimos e atenção de todos os meninos, comida a horas, banho…só visto! Agora acordamos de manhã a ouvir as correrias com o Rex e vamos ouvindo frases como: “Olha, dorme como gente!”; “Tia, o Rex já matabichou!”; “Esse cão é animado mesmo…vai ser o melhor guarda da casa!”. Cá as tias acham que todas as crianças têm direito a ter um cão! A única dúvida é se um cão só tem direito a tanta criança…mas este parece gostar e parece também ter escolhido a Casa Esperança.  

Rex e Tia Paula

Rex e Tia Paula

Beijos e abraços e um recado ao Fernando: não podes dizer que este texto é curto, livra-te! Obrigada pelos comentários, amigo. Paula e Sara

6 Respostas

  1. PAULA!!!! O que fizeste tu ao cabelo mulher?

  2. Olá Meninas!
    Que mimo que nos deram! Obrigada por se terem lembrado de nós. Gostamos particularmente do mural “arder na defesa da vida”
    beijinhos para todos e para o novo inquilino da casa esperança.

    Joana e Mariana

  3. Olá Titias…Vocês matam-me de saudades…Quando acho que já não podem ter mais novidades pa contar, pimba, lá vem mais uma! Até já arranjaram um bebé e tudo…(que cão lindo), mas assegurem-se que não é comido…segundo um amigo meu de Maputo, ele tinha um cão que desapareceu quando abriu um restaurante perto de casa dele! Continuem a tratar muito bem dos nossos meninos e a aproveitar cada milimetro e cada segundo de Moçambique.
    Beijinhos muito grandes para as duas tias Afro-Africanas-Portuguesas 🙂

  4. Olá amigas, só para mandar aquele abraço:)******

  5. Pandéricaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    ou melhor: Ex Pandérica, agora, mui respeitável Tia Paula

    tás tããããããããooooooo gira….esses ares estão a fazer-te maravilhas!!!
    Desculpa não ter comentado nadita, mas não penses que é pk me esqueci de ti… nada disso!! Tenho vindo cá regularmente espreitar as tuas aventuras e dos teus amiguinhos mas não há muito tempo para escrever e … fica sempre para amanhã!
    Temos muitas saudades tuas… da nossa sempre muito Pandérica!!
    Beijocas grandes e doces para todos

  6. Paulita q fizeste tu ao cabelo????!!!!
    O cãozinho é lindo lindo lindo … e deve ser mesmo uma animação para os miúdos, vai ser hiper mimado por todos!!!

    Vê-se bem que estás optima …

    Beijinhos grandes de saudades

Deixe um comentário