• Março 2009
    S T Q Q S S D
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • Comentários Recentes

    Beca Forma em Em Milange
    Beca Forma em Em Milange
    Fernando Ferreira em Back to business
  • Visitas

    • 16.486 hits

Aqui e ali

Há sempre alguma coisa a acontecer. Há sempre um sorriso ou uma lamentação. Aqui e ali vamos juntando pedaços de vida que levamos para a vida. E são esses episódios que relato hoje, imagens que trago e levarei comigo, onde quer que vá, da gente com quem vivo e me faz acreditar.

pc060033

Tia Sara!Este blog é só da Tia Paula porque começa assim: a Tia Sara é a maior! E, para além da sorte que tenho em estar cá, tenho a imensa sorte da companhia da Sara. A Sara não é santa, não é do outro mundo, admirem-se: é pecadora! E todos os dias arranjamos um motivo para discordar ou resmungar. Acaba sempre da mesma forma: “somos piores que um casal de cotas, que os velhos dos marretas…”; ainda bem que Sara é assim. No outro dia cheguei a casa e pôs-se a contar: “Esses putos estiveram a limpar o salão de mangueira. Olha, nem imaginas, água por todo o lado, todos nus a tomar banho! Já nem vergonha têm de mim…eu também me molhei toda (sorriso de Sara!). Mais animado ainda: “Tia Paula, ofereceram-nos um peixe! Está ali num balde e temos que guardar, apanharam na machamba!” Algum tempo depois, descubro o peixe no meu quarto a passear (sim, que estes animais aguentam muito tempo fora de água). Para grande tristeza da Tia Sara, o peixe voltou para o seu lugar…E não posso ficar doente: a Sara não me deixa mexer e põe um ar de sargento que até assusta. E é a melhor enfermeira do mundo. Por isso digo: é a maior

Tia Sara e o peixe em fuga

Atanásio! Já falei deste puto que chegou quase ao mesmo tempo que eu cá a casa. Teimoso, sofrido, capaz de me convencer de qualquer coisa com um sorriso…mas não o faz. Está cada vez mais extrovertido, faz menos birras e tem a particularidade de adorar aprender! Matriculámo-lo na escola na 1ª classe, porque apesar de ter oito anos nunca tinha frequentado o ensino. Pois bem, não conheço nenhuma criança em lado nenhum com tanta vontade de estar na escola! Primeiro: a escola cá é um bocadinho confusa e não lhe arranjavam turma…apareceu em casa com livros da 2ª classe e quando lhe perguntamos como tinha ido parar à sala respondeu: “Tia, fui sozinho.”. Dias depois dizem-nos na escola que realmente vai ficar na 2ª classe: é que com as letras que aprendeu cá em casa antes está muito avançado para a 1ª! Não é fantástico? Mais: aprendeu a escrever papá e mamã e agora escreve vezes sem conta as palavras. Também junta letras que sabe e pergunta o que escreveu…e também ensina putos mais velhos que sabem menos do que ele. Como é muito perfeccionista, quando a folha não tem linhas, escreve só no fundo para não ficar torto! Por isso digo também: é o maior!

p2280189

Atanásio

Andréa! Esta senhora não existe! Cada dia que passa, ela é cada vez mais parte da minha vida cá. Tem um sentido de humor delicioso e faz-me rir até quando me apetece chorar. Duas ou três coisas (sorry…): adormece em qualquer altura. Manda mensagem a perguntar qualquer coisa e adormece a seguir! Deixa-me preocupada até ao dia seguinte mas agora já sei: “criatura, dormi!”; outra: não a deixem beber Red Bull que ninguém mais a segura!; outra ainda: já há gente em Quelimane que pensa que afinal ela trabalha com a IRD e com a ataca, de tanto que gosta das nossas t-shirts e também de tanto que faz por nós. Mais uma: “th” é um som da língua inglesa que odeia mas anda a treinar… Para terminar: alguém que me envie chocolate dietético de Portugal que é um suplício vê-la sofrer com a sua dieta, que aliás está a resultar! Mais uma vez: é a maior e cada vez mais magra!

p3010223
Andréa

Adi! Este senhor italiano é voluntário na Casa Família e é muito engraçado. Quando lhe perguntam como está, a resposta é única: “Está nice!”. Está tudo nice, mesmo que esteja magro, que coma chima e feijão todos os dias, que tenha malária e poucas condições no sítio onde vive. Quando jantou cá em casa ia morrendo de felicidade e a cara dele…impagável. Já lhe explicamos que tem que cuidar dele para poder ajudar os putos mas às vezes duvido que o faça. Só não é o maior porque é outra coisas antes: escuteiro! Imaginem, um escuteiro italiano em Quelimane!

p2280186
Paula, Adi e Sara

Odileka: é este o nome do nosso cão! Já foi vacinado e diverti-me a pô-lo no colo do Evaristo e dizer em frente a toda a gente: “vai ao teu pai”. Se vissem a cara do “pai”! Que mico! Os putos cá em casa só perguntavam: “Portou-se bem, não chorou na vacina?” Portou-se muito bem e é agora membro efectivo da casa: um valente! E sim, ter um animal de estimação faz-nos sentir ainda mais em casa e pensar que há coisas que não vão entrar no avião de regresso a Portugal…já estou em contagem decrescente, “já só falta…”

Odileka
Odileka

E agora os dois meninos desta semana: Emílio e Belito! São irmãos e nota-se bem o carinho que têm um pelo outro. O Emílio protege sempre o Belito e o Belito… arranja sempre o que fazer. Sempre que alguém se magoa e precisa de curativo, o Belito lá arranja qualquer coisa para tratar também…sabemos que é só para ter atenção mas deixamos…e não, não somos umas fracas! Isso são galinhas, acho eu…

Emílio e Belito
Emílio e Belito

O Belito é também o “apanha roupa” das tias. Sempre que nos esquecemos de roupa no arame lá vem ele com tudo a monte bater à porta…e não imaginam como fica engraçado a cantar o “burrito”, magnífica canção deixada pelo tio Tiago Borgues! Uma vez zanguei-me muito com o Emílio porque fez uma birra só porque não lhe apetecia cortar o cabelo…putos! Ficou sem me falar uns bons dias… Ah: e foi o que mais se riu com o meu corte de cabelo: fui visitá-lo ainda nas férias e quando tirei o boné nunca mais parou de rir… De resto…bem, gostam das brincadeiras habituais cá da casa, sendo que ultimamente a moda são o pneu, as damas e uma carica esmagada num fio a que chamam nhamarguile mas não sabem explicar porquê…

Menina vizinha

E assim se vai levando a vida deste lado do mundo onde o calor e a humidade nos fazem ter dias e noites de quase alucinação, onde a chuva inunda os buracos das ruas e nos obriga a molhar o pé, onde as meninas vizinhas aparecem para tomar banho de chuva…onde…onde estou e já avisei que isto dos diários não é fácil! Beijos a todos, os de cá e os de lá e até breve. 

Paula

5 Respostas

  1. Há sempre um sorriso ou uma lamentação. Sorriso, quando tenho textos vossos para ler… Lamentação pelo tempo que falta até ao próximo…

  2. Olá paula!

    Conheço bem essa expressão de general da minha irmã! É terrível…

    beijinhos grandes
    Mariana

  3. Olá Paula!

    Afinal parece que a Sara sempre ouvia alguma coisa do que eu lhe contava das minhas aventuras no hospital… Está a aplicar bem os conhecimentos?
    Ai, ai a concorrência!

    =D

    Beijinho! (“,)

  4. Sara!

    Lembraste do que fazíamos com os escuteiros?
    (sem querer ofender ninguém!)

    =P

  5. Paulaaaaaa

    Temos saudades tuas!!!!
    bj

Deixe um comentário